Alfabetizando...

Atividade desenvolvida pela professora Mércia (1º ano - tarde).









                                     Registro da aplicação:

#Organização da sala.
Em primeiro lugar quero ressaltar que não foi necessário organizar a sala de forma diferente. Pois, acredito que a aprendizagem se faz através da interação entre pessoas.
Acreditando que o sujeito constroi seu conhecimento e todo conhecimento se faz através da interação. Logo, cabe ao professor propiciar situações para que seja construído o saber.
A atividade aplicada esta registrada na porta do armário da sala para aproveitar o espaço ocioso. Os alunos convivem todos os dias com a chamada.

#Material de apoio:
*Folhas coloridas, tesouras, colas.

#Desenvolvimento da atividade:

Primeiramente, foi feita a chamada identificando cada criança da sala.
Os nomes das crianças estão colocados paralelos na porta do armário, de modo que do lado direito da porta estão o gênero masculino e do lado esquerdo o gênero feminino, (seguindo a ordem alfabética) foi feito a correspondência com a finalidade de que a criança pudesse perceber a quantidade de cada gênero. Às crianças perceberam através da contagem que havia 14 meninos e 13 meninas. Depois, fizemos a contagem para trabalhar com a adição apresentando que treze mais quatorzes são vinte sete alunos.
Depois, perguntei para as crianças se a quantidade era a mesma?
Quantos mais?
Quantos menos?
E quantas vezes a quantidade treze cabia dentro do quatorze.
Em todo momento a criança acompanhava a atividade através do registro no quadro branco. Todas as crianças registraram a atividade em seus cadernos. Para finalizar a atividade as crianças confeccionaram uma vestimenta para seu boneco. (cores trabalhadas: azul, verde, vermelha, amarela).Pedi para que alguns alunos fizesse um relato sobre o que achou da atividade .Segue em anexo.

Avaliação do professor:
Gosto muito de trabalhar com esse tipo de atividade, pois não é novidade. Aprendi muito quando fiz o Pró-letramento com a professora Sandra Villas Boas. Pontos negativos não têm.
Pontos positivos: A criança passa a gostar de matemática e percebe que a matemática convive com ela todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário