Registro
da aplicação:
#Organização da sala.
Em primeiro lugar quero
ressaltar que não foi necessário organizar a sala de forma diferente. Pois,
acredito que a aprendizagem se faz através da interação entre pessoas.
Acreditando que o
sujeito constroi seu conhecimento e todo conhecimento se faz através da
interação. Logo, cabe ao professor propiciar situações para que seja construído
o saber.
A atividade aplicada
esta registrada na porta do armário da sala para aproveitar o espaço ocioso. Os
alunos convivem todos os dias com a chamada.
#Material de apoio:
*Folhas coloridas,
tesouras, colas.
#Desenvolvimento da
atividade:
Primeiramente, foi
feita a chamada identificando cada criança da sala.
Os nomes das crianças
estão colocados paralelos na porta do armário, de modo que do lado direito da
porta estão o gênero masculino e do lado esquerdo o gênero feminino, (seguindo
a ordem alfabética) foi feito a correspondência com a finalidade de que a
criança pudesse perceber a quantidade de cada gênero. Às crianças perceberam
através da contagem que havia 14 meninos e 13 meninas. Depois, fizemos a
contagem para trabalhar com a adição apresentando que treze mais quatorzes são
vinte sete alunos.
Depois, perguntei para as
crianças se a quantidade era a mesma?
Quantos mais?
Quantos menos?
E quantas vezes a
quantidade treze cabia dentro do quatorze.
Em todo momento a
criança acompanhava a atividade através do registro no quadro branco. Todas as
crianças registraram a atividade em seus cadernos. Para finalizar a atividade
as crianças confeccionaram uma vestimenta para seu boneco. (cores
trabalhadas: azul, verde, vermelha, amarela).Pedi para que alguns alunos
fizesse um relato sobre o que achou da atividade .Segue em anexo.
Avaliação do professor:
Gosto muito de
trabalhar com esse tipo de atividade, pois não é novidade. Aprendi muito quando
fiz o Pró-letramento com a professora Sandra Villas Boas. Pontos negativos não
têm.
Pontos positivos: A
criança passa a gostar de matemática e percebe que a matemática convive com ela
todos os dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário