O livro que não tinha fim



 Objetivos:
  •  Cultivar o prazer pela leitura;
  • Criar textos a partir de filme, textos;
  • Reconhecer a importância e o significado de cada personagens na trama do livro; 
  • Sensibilizar-se em relação aos problemas ambientais; efeito estufa e aquecimento global; 
  • Identificar formas (ações) para ajudar na preservação do planeta; 
  • Perceber a importância do relacionamento harmonioso dos seres humanos com o nosso planeta; 
  • Desenvolver o senso de observação, curiosidade e criatividade em relação ao tema central do livro; 
  • Reconhecer os motivos responsáveis pelo conflito (problema) apresentado no livro e apresentar sugestões para resolvê-los; 
  • Identificar a importância da ação popular na transformação do planeta; 
  • Compreender o significado do afeto, amizade que pode existir entre amigos na resolução de um problema; 
  • Entender a importância da coleta seletiva do lixo evitando transtornos para o planeta.
Anos trabalhados:

O trabalho foi realizado com os 4º e 5º anos.

Atividades propostas:

  • Leitura coletiva e dirigida pela professora em sala de aula.
  • Discutir as problemáticas apresentadas no livro.
  • Preencher uma ficha literária simples para ajudá-los a compreender melhor o livro.
  • Pedir aos alunos que pesquisem sobre o “efeito estufa” e “aquecimento global” e confeccionem cartazes que serão expostos na escola.
  • Trabalhar um panfleto explicativo como os seguintes temas: o que é lixo? O que é resíduo? O que é reciclagem? O que se pode e não se pode reciclar? O que é coleta seletiva? Qual o tempo de decomposição do lixo? Saiba como separar seu lixo. Trabalhando o item 9 da página 15 do livro, que fala sobre: reciclar, reutilizar, reduzir e racionalizar.
Após trabalhar o panfleto pedir aos alunos que escrevam em seus cadernos o “item 10º”, dando algumas novas sugestões para a autora.
  • Trabalhar o texto “Nada se perde, tudo se recicla” escrito por uma aluna do 4º ano (texto retirado de um livro didático), mostrando e encorajando os alunos a produzirem  seus próprios  textos.
  • Assistir o vídeo “Ameniza minha dor” onde os alunos terão a oportunidade de ver imagens de destruição da natureza, ouvindo a música “Amenon”  onde o planeta pede socorro.

Após assistir o vídeo pedir aos alunos que façam um comentário escrito sobre tudo que viu e aprendeu no  vídeo. 
  • Trabalhar a música “Depende de nós” de Ivan Lins e pedir que coloram de vermelho a estrofe que retrata o vídeo assistido e comente em seus cadernos porque escolheram aquela estrofe.

Responder o “Questionário da limpeza” onde os alunos verão se são ou não pessoas responsáveis com a limpeza de sua cidade.

  • Confeccionar um álbum seriado “Planeta Terra”, onde o aluno será o “criador” do planeta utilizando de desenhos livres e no final escrever uma conclusão para o trabalho.
Ler o gibi do Cebolinha nº 68 – agosto de 2012, “Festa da mamona” onde Mauricio de Souza trabalha na página 5 a importância da mamona como matéria-prima na fabricação do biodiesel brasileiro.
                                          
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário