Objetivos:
- Cultivar o prazer pela leitura;
- Criar textos a partir de filme, textos;
- Reconhecer a importância e o significado de cada personagens na trama do livro;
- Sensibilizar-se em relação aos problemas ambientais; efeito estufa e aquecimento global;
- Identificar formas (ações) para ajudar na preservação do planeta;
- Perceber a importância do relacionamento harmonioso dos seres humanos com o nosso planeta;
- Desenvolver o senso de observação, curiosidade e criatividade em relação ao tema central do livro;
- Reconhecer os motivos responsáveis pelo conflito (problema) apresentado no livro e apresentar sugestões para resolvê-los;
- Identificar a importância da ação popular na transformação do planeta;
- Compreender o significado do afeto, amizade que pode existir entre amigos na resolução de um problema;
- Entender a importância da coleta seletiva do lixo evitando transtornos para o planeta.
Anos
trabalhados:
O trabalho foi realizado com os 4º e 5º anos.
Atividades propostas:
- Leitura coletiva e dirigida pela professora em sala de aula.
- Discutir as problemáticas apresentadas no livro.
- Preencher uma ficha literária simples para ajudá-los a compreender melhor o livro.
- Pedir aos alunos que pesquisem sobre o “efeito estufa” e “aquecimento global” e confeccionem cartazes que serão expostos na escola.
- Trabalhar um panfleto explicativo como os seguintes temas: o que é lixo? O que é resíduo? O que é reciclagem? O que se pode e não se pode reciclar? O que é coleta seletiva? Qual o tempo de decomposição do lixo? Saiba como separar seu lixo. Trabalhando o item 9 da página 15 do livro, que fala sobre: reciclar, reutilizar, reduzir e racionalizar.
- Trabalhar o texto “Nada se perde, tudo se recicla” escrito por uma aluna do 4º ano (texto retirado de um livro didático), mostrando e encorajando os alunos a produzirem seus próprios textos.
- Assistir o vídeo “Ameniza minha dor” onde os alunos terão a oportunidade de ver imagens de destruição da natureza, ouvindo a música “Amenon” onde o planeta pede socorro.
Após assistir o vídeo pedir aos alunos que façam um comentário
escrito sobre tudo que viu e aprendeu no vídeo.
- Trabalhar a música “Depende de nós” de Ivan Lins e pedir que coloram de vermelho a estrofe que retrata o vídeo assistido e comente em seus cadernos porque escolheram aquela estrofe.
Responder o “Questionário da limpeza” onde os alunos
verão se são ou não pessoas responsáveis com a limpeza de sua cidade.
- Confeccionar um álbum seriado “Planeta Terra”, onde o aluno será o “criador” do planeta utilizando de desenhos livres e no final escrever uma conclusão para o trabalho.
Ler o gibi do Cebolinha nº 68 – agosto de 2012, “Festa
da mamona” onde Mauricio de Souza trabalha na página 5 a importância da mamona
como matéria-prima na fabricação do biodiesel brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário