BULLYING
Pesquisas revelam dados assustadores sobre bullying
Três em cada dez alunos confessam serem vítimas da violência dentro da escola
Segundo uma pesquisa feita em escolas públicas e particulares, a maioria dos casos de agressão acontece nos corredores e nos pátios das escolas. Três em cada dez alunos confessam serem vítimas da violência dentro da escola.
Para esclarecer estudantes e estimular denúncias, as escolas agora fazem campanhas de esclarecimento e conversam sobre o assunto dentro da sala de aula.
Segundo o psicólogo Lídio Almeida, a melhor forma de lutar contra o bullying é fazendo uma denúncia.
- É preciso conversar com alguém de confiança, sejam pais ou professores, ou mesmo buscar ajuda especializada.
Pouca gente tem coragem de procurar a Promotoria da Infância e Juventude de Salvador. Por isso, o trabalho deles é também procurar casos em potencial.
Para as escolas, é um desafio encontrar a maneira correta de ensinar os alunos a lidarem com o problema.
Fonte: r7.com
CONSELHO ESCOLAR
O que é Conselho Escolar?
Conselho Escolar marca a introdução de uma gestão, onde todas as pessoas ligadas à unidade escolar (professores, funcionários, alunos, pais) podem se fazer representar e decidir sobre aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos. É um espaço institucional para o diálogo e troca de experiência entre o diretor e os representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar; um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador das questões técnico-pedagógicas e administrativo-financeiras. Um Conselho Escolar é um grupo responsável pelo estabelecimento de objetivos e de direções que a escolatomará no futuro. Ele desempenha papel importante em assegurar que toda a comunidade seja envolvida nas decisões importantes tomadas pela escola.
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.
Fonte: http://www.historiadobrasil.net/proclamacaodarepublica/
Escola & Comunidade
Na entrega de notas dos 2º e 3º anos, contamos com a participação do Conselho Tutelar de nossa cidade representado por Fátima.
JEMU - Modalidade DAMA
Tabuada Divertida - 3ª Edição
A fase final do Torneio Tabuada Divertida aconteceu dia 4 de novembro no SESC com a participação de 36 escolas municipais, totalizando aproximadamente 100 alunos do ensino fundamental do 5º ao 9º ano.
A fase final foi realizada em três etapas:
- desafio entre os classificados de todas as escolas inscritas, classificando os 30 alunos com maior pontuação;
- desafio entre o 30 melhores colocados na etapa anterior, classificando os 10 alunos com maior pontuação;
- desafio entre os 10 melhores colocados, classificando 1º, 2º e 3 º lugares.
Parabenizamos nossos alunos do 5º ano pela brilhante participação no torneio interno realizado no 2º semestre. Os nossos representantes no torneio municipal:Thiffany, Luciano e Daniela!
Tabuada Divertida - 4º Ano
Importância dos jogos na educação
"(...) o jogo permite uma assimilação e apropriação da realidade humana pelas crianças já que este "não surge de uma fantasia artística, arbitrariamente construída no mundo imaginário da brincadeira infantil; a própria fantasia da criança é engendrada pelo jogo, surgindo precisamente neste caminho pelo qual a criança penetra na realidade."
Fonte: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_07_p046-053_c.pdf
Trabalhando Matemática
JEMU - 2010
Cyberbullying
A internet é sem dúvida o símbolo do mundo pós-moderno. Com ferramenta rápida e eficaz na disseminação da informação, ela pode ser usada pelo bem, divulgando notícias, informando, aproximando pessoas que estão quilômetros de distância. Porém o mundo virtual pode e ter sido usado para alastrar violência e perversidade. O termo bullying, palavra inglês que pode ser traduzida como “intimidar” ou “amentrontar”, surgiu há 15 anos e se refere a toda a implicância, preconceito e agressões verbais e físicas praticas em forma intencional e repedida varias vezes sem uma motivação característica.
Atualmente, o bullying ganhou uma nova roupagem preocupa ainda mais pais e educadores. Por ser o espaço virtual ilimitado, adolescentes e jovens passaram a intimidar seus colegas por meio de e-mails ameaçadores, mensagens depreciativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores. Essa nova forma de violência recebeu o nome de Cyberbullying. No Brasil, a prática ganha cada vez mais força, porque os jovens usam a tecnologia como o meio de se relacionar com o outro. Pesquisa da Fundação Telefônica no estado de São Paulo, em 2008, afirmou que 68% dos adolescentes ficaram ficam on-line pelo menos uma hora por dia durante a semana. Ainda, segundo a ComScore, jovens com mais de 15 anos acessam os blogs e redes sociais 46,7 vezes ao mês (a média mundial é de 27 vezes por semana).
Fonte: Informativo Vereador Adriano Zago – Ano 2 nº 2 - 2010
Calu: Contando História 2010
Repórter Mirim
Família: O que você aprendeu com a sua?
Eu aprendi com a minha mãe a religião e ter educação com os mais velhos (não xingar, não responder).
Eu aprendi a amar meu próximo, aprendi também a respeitar meus professores.
Minha família me dá educação e respeito e me ensinou a amar as pessoas.
O meu irmão mais velho é deficiente físico e minha mãe me ensinou a amá-lo. Já algumas pessoas têm preconceito com pessoas deficientes, isso não é amar. Essas pessoas não têm educação e nem coração, pois preconceito não é coisa de Deus.
Me nome é Laura de Freitas Araújo, tenho nove anos, estou no 4º ano. Minha professora é a Rosali. Estudo na Escola Municipal Guarda Antônio Rodrigues do Nascimento.
Família: O que você aprendeu com a sua?
Eu amo minha família por vários motivos.
Tenho uma mãe linda, meu pai é um moreno muito divertido, minhas irmãs são muito divertidas.
Minha mãe as vezes perde a paciencia com agente, mas também quatro filhas! Dá para perder o controle de vez em quando, mas tudo termina bem.
O mais interessante é o que aprendi, vou levar comigo, se possível para meus filhos. O que a minha mãe aprendeu com a minha avó e passou de geração em geração é o caminho da verdade, do amor, do perdão e da salvação. Para mim isso é fundamental para vivermos bem.
Eu sou Brenda Nascimento Assunção, minha professora é Rosali, estudo na E.M. Guarda Antônio Rodrigues do Nascimento. Sou feliz por continuar aprendendo na minha escola o que os meus pais sempre me ensinaram.
O Senhor Jesus é o meu tudo e o meu bem maior. Obrigado pela minha família.
Família: O que você aprendeu com a sua?
A minha família me ensinou a ser educada, gentil, delicada com as pessoas e a ser estudiosa.
É muito bonito e bom ser assim. Então, eu quero que vocês sejam assim, porque é maravilhoso.
Tenho que agradecer a minha família, pois sem ela não saberia o que é educação.
Família é a base de tudo, e a minha família é especial e abençoada. Tenho o privilégio de ser amada e de retribuir esse amor a todos da minha família.
Sou aluna da E. M. Guarda Antônio Rodrigues do Nascimento, me chamo Eliete Silva de Almeida, minha professora é a Rosali que me incentivou a escrever.
Trabalhos realizados pelos alunos do 4º ano – Profª. Rosali Fonseca dos Santos
Projeto Bullying e CyberBullying
Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully – valentão) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma. O cyberbullying é o ato de violência usando a internet.
Veja exemplos de algumas ações que representam bullying:
- Colocar apelidos.
- Ofender.
- Humilhar.
- Bater.
- Fazer sofrer.
Este projeto é de responsabilidade do 4º ano da Professora Elaine Camargos em conjunto com a professora de informática educativa Poliana Lemes.
Trabalho de Língua Portuguesa
Uberlândia terra adorada tu és a mais bela
Com 121 anos de sabedoria e compaixão
Muitos a ama, pois aqui vivem.
Têm flores coloridas, linda orquídeas
Os jardins floridos são todos coloridos!
Do perfume de margarida e a grama
Bem verdinha, a rosa, pois é a rainha!
A praça Tubal Vilela é tão bela!
A praça Clarimundo Carneiro,
Com crianças que pulam feito carneiro!
Não podia faltar a praça da sinfonia
Que sintonia!
Existem vários bairros em Uberlândia,
Cada um com um jeito diferentes!
Bairro com muitos comércios,
Bairro com muitas residências,
Bairro com muitas indústrias .
Cada um mais belo que o outro!
No shopping de Uberlândia,
Tem parquinho para crianças.
E na praça do bebê,
Tem roupinha pra valer!
Oh! Que belas águas têm o rio!
Cristalina puras e correntes.
Corre em suas curvas peixes
Que lá vivem contentes!
O parque do Sabiá é muito impressionante.
Lá tem uma piscina gigante
E bichos interessantes.
Também não podemos esquecer
O parquinho e as lanchonetes.
Tem gente que gosta de ir lá para caminhar,
Tem tanta coisa que nem dá pra lembrar!
Texto Coletivo – Produção do 5º ano – Porfª. Luciene
Contribuição Literária
Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.
Quer ver a foca
Ficar Feliz?
E por uma bola
No seu nariz.
Quer ver a foca
Fazer uma briga?
E espetar ela
Bem na barriga.
Vinicius de Moraes
Contribuição: Márcia Eduarda -5º ano
Contribuição Literária
Um homem
Que se preocupava demais
Com coisa em importância
Acabou ficando coma cabeça cheia de
Minhoca.
Um amigo lhe deu então a idéia
De usar as minhocas
Numa pescaria
Para se distrair das preocupações.
O homem se distraiu tanto
Pescando
Que sua cabeça ficou leve
Como um balão
E foi subindo pelo ar
Até sumir nas nuvens
Onde será que foi parar
Não sei
Nem quero me preocupar com isso
Vou mais é pescar.
José Paulo Paes
Reflexão
Moro no bairro Taiamam há três anos. Durante este tempo aprendi muitas coisas: ir à escola, ver os amigos, ir à padaria, sacolão, pastelaria, supermercado, lojas.
Por hoje e só nos vemos depois.
Lorrayne dos Reis Pereira – 5º ano
Reflexão
A vida nos trás surpresas que nós já mais pensamos passar. Momentos bons outros ruins, mas uma coisa é certa, não passamos nada que não merecemos é com a ajuda de Deus vencemos.
Carlos Izidoro do Nascimento Júnior – 5º ano
Poesia
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas,então...
Oh,que escuridão!
Thifany Marielle da Silva - 5º ano
Poesias
Um gatinho,
Bem fofinho.
Um cachorrinho,
Bem lindinho.
Gato e Cachorro
São a minha vida...
Minha Professora
Minha professora é
Linda e meiga.
Ela me ensina tudo.
Eu amo minha professora
Minha professora se
Chama Poliana
Emilly Renata da Silva Ferreira - 5º ano
Contribuição Literária
Primeira estrelinha que vejo,
Dá-me tudo que desejo!
Eu só desejo, estrelinha,
Que sejas amiga minha.
Diz até logo pra lua,
Desce aqui na minha rua,
Vem brincar no meu jardim
Piscando só pra mim.
E, quando chegar à hora.
De pro céu ires embora,
Leva contigo uma rosa
Muito linda e bem cheirosa.
Guarda a flor como lembrança
Do meu amor de criança.
E assim, estrelinha amada,
Tua luz será perfumada.
Contribuição: Moabe – 5º ano
Livro: Poesia quando nasce...
Autora: Ilka Brunhilde Laurito
África
Diversidade étnica
A áfrica é patente nas diferentes formas de cultura, línguas, música, arquitetura, religião, culinária. A grande da população é classificada raça negra.
Doenças da região
Doenças do sono: ameaça mais de 60 milhões de pessoas em 36 países da África, menos de quatro milhões tem acesso a um centro de saúde.
Malária: mais de100 países, ameaça 40% da população mundial. (estima-se que 90% de casos mundiais e 90% de toda a mortalidade por malária.
AIDS cerca de três quartos dos 25 milhões de pessoas que morreram, desde o início da epidemia, nos anos 80 eram do Continente Africano.
O Clima
Na maior parte da África, tanto na zona tropical, unida no verão e seca no inverno, quanto na zona equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes.
Professora Em. Religioso: Maria Angélica
Aluna: Thifany Marielle da Silva – 5º Ano
Fonte: Wikipédia
Poesia
Marcando gol rapidamente
Para todo mundo ficar contente,
E o Brasil já sai na frente
E todo mundo grita alegremente.
O outro time mal humorado,
Ficou triste do outro lado.
O goleiro do outro time ficou tão chateado,
Ficou triste e deprimido o coitado!
O segundo gol foi marcado.
O jogador educado,
O goleiro outra vez zangado,
Um terceiro quase foi marcado!
Ah, que legal o terceiro gol saiu!
Mas que pena não foi do Brasil!
O gol foi marcado só porque o goleiro caiu,
Que será que o outro time sentiu?
Aluno: Carlos Izidoro do Nascimento Júnior - 5º Ano
Produção de Texto
A vida de um tênis velho
Oi, prazer me chamo Olímpicos.
A minha vida é muito triste, pois sou muito fedorento.
Só tomei banho três vezes até hoje. Meus sentimentos são todos negativos! Vou contar um pouco deles.
Queria ser igual ao tênis Rainha.
Ele é bonito. Meus sonhos foram todos por água abaixo!
Bom, não tenho mais nada a dizer...
Tchau, tchau!
Amanda Fernandes de Medeiros
A vida de tênis velho
Oi! Eu sou um tênis velho.
Vocês acham que só fico jogado por aí? Não!
Você está enganado. Minha dona me lava e eu fico limpinho.
Você também acha que ela só tem eu? Não!
Ela ganhou um novinho, mas não usa.
Em todo lugar que ela vai ela me usa. Ela até comprou tênis pé para mim.
É bom ser um tênis velho.
Laura
Trabalho realizado pelo 4º ano - Profª: Rosali
Homenagem as ASG's
Coordenação do trabalho: Geni, Cássia e Nara (professoras).
Na nossa escola as ASGs
Não tem moleza não
Trabalhando pra valer
Fazem tudo de coração.
Cidinha, Cidinha!
Tão pequenininha!
Mais parece uma princesinha.
Com balde, água e sabão,
Deixa a escola bem limpinha.
Auxiliando a Cidinha
Encontramos a Sinvanda
Limpando tudo e deixando
Um cheirinho de lavanda.
Tia Hilda, mulher de oração!
Na cozinha sempre a louvar
Preparando o macarrão
Para nos alimentar.
De nossa querida Magda,
O que se pode falar?
Pelos corredores da escola
Está sempre a cantar.
E com suas doces palavras
Pronta a nos consolar.
Ângela! Ângela!
Por que será que é assim,
Tão difícil de rimar?
Se seus lanches saborosos
Estão sempre a nos alegrar?
Ou será pra nossa tristeza,
Porque vamos engordar!?
Marilene, Marilene!
Onde estás que não responde?!
Sentimos muitas saudades
De você a todo instante.
Que salada será servida?
Com tomate, limão e cheiro verde?
Convidamos a Varlete
Pra preparar a vinagrete.
Que sobremesa legal!
Preparada pela tia Ana
Como esta não há igual:
“É a torta de banana!”
Marilda, bela Marilda!
Com as suas mãos de fada
Prepara pra todos nós
Uma gostosa macarronada.
Delicada como uma lady
Encontramos a Gleicimar
Carinhosa e sorridente
Com um pano a limpar.
Certamente nossa escola
Cheirosinha vai ficar.
Andando de cá para lá,
Está à tia Percilina
Vendendo no barzinho
Pipoca, pizza e skine.
Rosa! Rosa!
Tens o nome de uma flor.
E é realmente uma flor de pessoa.
Agradando a todos nós
Com carinho e bom humor.
Selma seja bem vinda!
A nossa escola você veio alegrar!
O nosso lanche mais gostoso vai ficar.
Pois você vai caprichar!
A essas mulheres tão queridas que trabalham em nossa escola e que independente do cargo que ocupam também são educadoras.O nosso grande abraço!!! E muito obrigado pelo amor, carinho e dedicação!
Parabéns pelo seu dia!
Poesia
Quem faz o que?
Quando alguém passeia com um cão,
Quem passeia?
É o João.
Quando alguém dá uma notícia,
Quem recebe?
É a Letícia.
Quando alguém brinca com um arco,
Quem brinca?
É o Marco.
Quando alguém lê uma história,
Quem lê?
É a Victória.
Quando alguém brinca com uma panela,
Quem brinca?
É a Daniela.
Quando alguém escuta uma música de banda,
Quem escuta?
É a Fernanda.
Quando alguém brinca com um gato,
Quem brinca?
É o Renato.
Um dia alguém ganhou um par de luvas,
Quem ganhou foi o Lucas.
Quando um dia alguém viu um filme de marciano,
Quem viu?
Foi o Luciano.
Quando alguém tem preguiça de vir à aula,
Quem tem?
É a Maria Paula.
Um dia alguém foi a praia,
Quem foi?
Foi a Soraya.
Um dia uma professora comeu no lanche
Uma banana!
Quem comeu?
Foi a tia Poliana.
Autora: Letícia Vírginia dos Santos e Silva - 5º ano
Apoio: Anna Luiza Souza
Resultado dos jogos da copa 2010
Grupo A
África do Sul 1 x México 1
Uruguai 0 x França 0
Grupo B
Argentina 1 x Nigéria 0
Coréia do sul 2 x Grécia 0
Grupo C
Inglaterra 1 x EUA 1
Grupo D
Alemanha 4 x Austrália 0
Abertura da Copa do Mundo 2010
Fonte: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jBoIYyFpf4TVTM2qZAIWi0C9QqfA
Racismo
Trabalho de Ensino Religioso - África
Profª: Maria Angêlica
Alunas: Emilly e Letícia - 5º ano
Fonte: Wikipédia
Versinhos
Que um dia imaginei
A pessoa mais
Querida por quem eu
Me apaixonei!
Não há nada mais
Lindo, melhor que voar,
Indo e vindo no azul do mar.
Sei que é muito, sei.
Que é grande, sei.
Que é cheio, sei.
Que é bom ter você
Em meu coração.
Chega de tristeza
De solidão e dor
Agora quero viver
Falando do
Nosso amor.
Copa do Mundo 2010
Confira o time brasileiro escalado para disputar o campeonato:
- Júlio Cesar, Lúcio, Gilberto, Maycon, Juan, Júlio Batista, Daniel Alves, Elano, Kaká, Robinho, Luís Fabiano, Grafite
O Brasil joga dia 15 contra o time da Coréia do Norte.
Contrinuição: Luan - 4º ano
Copa do Mundo 2010
A África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Será a primeira vez da história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol.
A África do Sul tem pouca tradição no futebol, em 2002 participou da Copa da Coreia e Japão no grupo B, sendo eliminada na 1.ª fase da copa num grupo em que participavam as seleções da Espanha, da Eslovênia e do Paraguai, participou também da Copa de 1998, na França.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010
ADA
Este é um trabalho realizado pela profª Cida Soares.
"É fato que família e escola representam pontos de apoio e sustentação ao ser humano e marcam a sua existência. A parceria família e escola precisa ser cada vez maior, pois quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos serão os resultados na formação do sujeito." Por Sônia Oliveira Silva
Trabalho do 1º Ano
- Objetivo: conhecer a quantidade 12.
- Distribuir essas quantidades em 3 grupos iguais; em 2 partes iguais; em 4 partes iguais.
- Ter noção de dividir uma quantidade qualquer em partes iguais.
- Conhecer os termos paralelo, agrupar, dentro, fora, distribuir.
- Estimular o raciocínio lógico matemático.
Professora: Mércia Fernandes de Miranda Martins