22 de Abril

22 DE ABRIL - DESCOBRIMENTO DO BRASIL


Terra à vista

22 DE ABRIL - DESCOBRIMENTO DO BRASIL


Terra à vista!Descobrimento do Brasil
A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal
e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.

Em 22 de abril de 1500 chegavam ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral.
À primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal.
Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilsta!
A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal
e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.

Em 22 de abril de 1500 chegavam ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral.
À primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz.

Fonte: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/22-abril-dia-do-descobrimento-do-brasil.html

Tiradentes

Introdução 

O nome do líder da Inconfidência Mineira era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto).

Biografia resumida

Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.

Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.

Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.

Conclusão

Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/tiradentes

Dia do Índio


História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data 

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data 

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm

Trabalho realizado pela professora de Arte Rafaela Zanette

  • Índios Kadiwéu e Xavante - Interferência gráfica sobre imagem xerográfica
  • Grafismos corporais utilizando a mão como suporte
  • Adornos - bracelete


























PROERD - 2015


Ciclo da água na natureza

Conteúdo trabalhado pelos 4º anos.
Tema: Água 

Atividades 4º B - Profª Polyana Gonzaga




Como a água vira chuva??? Descubra!







Mais Educação

 Capoeira no Mais Educação


  • A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta. Saiba mais...




Cultura

Vem aí o espetáculo Frozen - Uma história congelante!



Interdisciplinaridade

Trabalho realizado com o 2º ano pela profª Mércia.
Nessa atividade foram trabalhados conceitos relacionados a geografia: o Eu no espaço, o espaço onde vivemos e geometria:figuras geométricas. Para concluir foi construída a maquete da escola.








ABC...

Trabalhando o alfabeto: reconhecimento das letras dos nomes.

Professora Maria Edith - 1º ano A - Tarde





Arte em Ação

Retrato e Autorretrato com desdobramento em caricatura.

Professora Rafaela Zanette - Arte
5º anos





Páscoa: tempo de renovação!

A Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É tempo de renovar as esperanças, a fé e o amor. 
Nossa Páscoa foi comemorada com muita alegria, levando nossos alunos a compreender o verdadeiro sentido da Páscoa. Confira esse momento!