Projeto Contando a História da nossa história

Projeto desenvolvido pela professora Nara Inêz (auxiliar de biblioteca) com os alunos dos 1º aos 5º anos.
Esse projeto conta a história do nosso país!!!
Neste momento foi trabalhado "Pindorama" sua fauna, flora, hidrografia e os seus habitantes: os índios.
Você sabe o que significa Pindorama???? Vamos descobrir...


  • Terra das Palmeiras,derivada do Tupi-Guarani, seria o nome que os nativos chamavam as terras brasileiras quando do descobrimento pelas Naus portuguesas comandadas por Pedro Alvares Cabral.

Começando o trabalho...

Pindorama - A grande mata





Visita ao nosso Museu do Índio!






















Momento Cívico - Hino Nacional em Tupi.





Dia do Índio

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data 

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data 
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm

Feliz Páscoa!


Sábado Escolar

Nosso sábado escolar foi marcado por momentos de estudo e discussão! Foi o momento de discutirmos a importância do Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) e a Gestão Democrática. Avaliarmos o P.P.P.da nossa escola, com o objetivo de analisar o que contém e o que não contém e fazermos as devidas alterações. Também foi  estudado a Carta de Princípios, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e o ECA.














Planificação de Sólidos Geométricos

Planificação de Sólidos Geométricos 



Os sólidos geométricos são encontrados nas diferentes formas existentes ao nosso redor. Uma caixa de sapatos, a caixa d’água, uma pirâmide, uma lata de óleo, a casquinha de um sorvete, entre outros, são considerados sólidos geométricos. Todos os sólidos são formados pela união de figuras planas, as quais podem ser identificadas por meio da planificação. 

Fonte: http://www.escolakids.com/planificacao-de-solidos-geometricos.htm 


Confira o trabalho realizado pelos alunos do 5º ano - Profª Mércia


Foi trabalhado também o livro: As três partes!










Para finalizar o trabalho os alunos realizaram atividades sobre o tema no laboratório de informática.