Projeto Esse livro eu indico!

Projeto desenvolvido em nossa escola pela professora auxiliar de biblioteca Nara Inêz.


  • Mariana Oliveira Dantas  - 5º ano - Sala 8
 
 
 
Título: O coelhinho que não era de páscoa
Autor: Ruth Rocha

Esta é uma história do coelhinho que não queria ser igual aos outros coelhos da páscoa.
Será que com a ajuda de outros amiguinhos e com muita força de vontade ele conseguirá ser diferente?
LEIA E DESCUBRA!!!


  • Rafaela da Silva Oliveira - 5º ano - Sala 8


Título: Quem tem medo do ridículo?
Autor: Ruth Rocha

É uma menina que tem medo de pagar mico. Eu também tem medo , mas não sei de que mais são de muitas coisas.
Você tem medo do ridículo? Tem medo de pagar mico? Leia esta história e descubra.
E descubra também como resolver esta situação.


Trabalhando Frações

Trabalho realizado pela professora Maria Rosa com sua turminha de 1º ano!

15 de Outubro - Dia do Professor


O dia dos professores também foi comemorado com muita alegria. 
Parabéns a todos que contribuem não só para o sucesso de nossa escola, mas para o sucesso da humanidade. Que Deus os abençõe hoje e sempre!!!

Homenagem dos alunos do 4º ano para a professora Rosali
 
 



 

 

12 de Outubro - Dia das Crianças

Em nossa escola essa data foi comemorada com muita alegria. Teve lanche especial, pula-pula, sorvetada, picoca, cinema e até peça teatral!!! Foi muito divertido!

O responsável pela criação do dia das crianças foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924.

A data só passou a ser celebrada somente na década de 1960, momento que a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson &Johnson, com o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas. Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de Outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos. 
Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-crianca.htm





 

O livro que não tinha fim



 Objetivos:
  •  Cultivar o prazer pela leitura;
  • Criar textos a partir de filme, textos;
  • Reconhecer a importância e o significado de cada personagens na trama do livro; 
  • Sensibilizar-se em relação aos problemas ambientais; efeito estufa e aquecimento global; 
  • Identificar formas (ações) para ajudar na preservação do planeta; 
  • Perceber a importância do relacionamento harmonioso dos seres humanos com o nosso planeta; 
  • Desenvolver o senso de observação, curiosidade e criatividade em relação ao tema central do livro; 
  • Reconhecer os motivos responsáveis pelo conflito (problema) apresentado no livro e apresentar sugestões para resolvê-los; 
  • Identificar a importância da ação popular na transformação do planeta; 
  • Compreender o significado do afeto, amizade que pode existir entre amigos na resolução de um problema; 
  • Entender a importância da coleta seletiva do lixo evitando transtornos para o planeta.
Anos trabalhados:

O trabalho foi realizado com os 4º e 5º anos.

Atividades propostas:

  • Leitura coletiva e dirigida pela professora em sala de aula.
  • Discutir as problemáticas apresentadas no livro.
  • Preencher uma ficha literária simples para ajudá-los a compreender melhor o livro.
  • Pedir aos alunos que pesquisem sobre o “efeito estufa” e “aquecimento global” e confeccionem cartazes que serão expostos na escola.
  • Trabalhar um panfleto explicativo como os seguintes temas: o que é lixo? O que é resíduo? O que é reciclagem? O que se pode e não se pode reciclar? O que é coleta seletiva? Qual o tempo de decomposição do lixo? Saiba como separar seu lixo. Trabalhando o item 9 da página 15 do livro, que fala sobre: reciclar, reutilizar, reduzir e racionalizar.
Após trabalhar o panfleto pedir aos alunos que escrevam em seus cadernos o “item 10º”, dando algumas novas sugestões para a autora.
  • Trabalhar o texto “Nada se perde, tudo se recicla” escrito por uma aluna do 4º ano (texto retirado de um livro didático), mostrando e encorajando os alunos a produzirem  seus próprios  textos.
  • Assistir o vídeo “Ameniza minha dor” onde os alunos terão a oportunidade de ver imagens de destruição da natureza, ouvindo a música “Amenon”  onde o planeta pede socorro.

Após assistir o vídeo pedir aos alunos que façam um comentário escrito sobre tudo que viu e aprendeu no  vídeo. 
  • Trabalhar a música “Depende de nós” de Ivan Lins e pedir que coloram de vermelho a estrofe que retrata o vídeo assistido e comente em seus cadernos porque escolheram aquela estrofe.

Responder o “Questionário da limpeza” onde os alunos verão se são ou não pessoas responsáveis com a limpeza de sua cidade.

  • Confeccionar um álbum seriado “Planeta Terra”, onde o aluno será o “criador” do planeta utilizando de desenhos livres e no final escrever uma conclusão para o trabalho.
Ler o gibi do Cebolinha nº 68 – agosto de 2012, “Festa da mamona” onde Mauricio de Souza trabalha na página 5 a importância da mamona como matéria-prima na fabricação do biodiesel brasileiro.
                                          
 

Chegou a Primavera!!!

 
O movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol), juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano. Esse fenômeno é responsável pelas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho.
A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.
A temperatura durante a primavera é bastante agradável. No entanto, é importante ressaltar que essas estações são bem definidas apenas na Zona Temperada do Norte (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer) e na Zona Temperada do Sul (entre Círculo Polar Antártico e o Tropico de Capricórnio). 
Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/primavera.htm