21 de Setembro - Dia da Árvore

No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-arvore.htm

Visita a Fazendinha CAMARU

Nossos alunos do 4º ano participaram de mais uma atividade extra-classe, foi a visita à Fazendinha CAMARU. Foi uma ótima oportunidade para explorar os temas agricultura e pecuária que fazem parte do planejamento anual do 4º ano. A moçada adorou! Confira!!!





















 

Explorando nossa história...

Passeio realizado pelos alunos do 4º e 5º anos turno manhã. Dessa vez a visita foi a Matinésia e Cruzeiro dos Peixotos. O objetivo foi aliar teoria e pesquisa de campo. A história do nosso município é um conteúdo trabalhado nessas séries, assim a escola proporcionou esse momento para que os alunos pudessem vivenciar e experimentar um pouco do que é trabalhado em sala de aula. Foi uma aula e tanto!!!!

Professores dos 4º anos: Cida Pereira, Rosali e Terezinha.
Professores dos 5º anos: Mércia, Luciene e Deila.



Trabalho de Literatura


Filme “A menina que odiava livros”


Objetivos: 
  •       Despertar o gosto pela leitura;
  • Aguçar a imaginação e a criatividade das crianças através da leitura;
  •   Perceber a importância do relacionamento harmonioso com os membros da família; 
  •  Reconhecer que a leitura é um hábito adquirido pela pessoa; 
  •  Despertar para a importância do exemplo dos pais, professores e outros membros para se obter o gosto pela leitura; 
  •  Proporcionar a criança um ambiente onde existam livros.



O filme retrata a dificuldade que toda criança tem em gostar de ler. Trabalha de forma simples, inteligente, prazerosa  e mágica como isso pode e deve mudar.
Ressalta também a questão do exemplo dado pelos pais que compartilhava com a filha Nina o mundo mágico da leitura.
Filme curto e muito interessante para os pais assistirem e se divertirem  com seus filhos e criar o hábito da leitura em ambos.
Espero que todos assistam se divirtam e goste com eu gostei.
Um grande abraço a todos!

Professora Márcia



Projeto "Biblioteca: Um tesouro a ser explorado!"

Participação dos alunos do 4º ano da Professora Rosali! 




"A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão."

Francis Bacon