Usando a Calculadora

Atividade desenvolvida pela professora Ana Carolina com os alunos do 1º ano (manhã) envolvendo o uso da calculadora.


A história nos ensina que só pode haver progresso científico, tecnológico e social se a sociedade incorporar, no seu cotidiano, todos os meios tecnológicos disponíveis. Assim, depois da invenção da escrita, não pode se justificar que alguém se recuse a ler e escrever, depois da invenção da imprensa, não se justifica que alguém não tenha acesso a livros e jornais, depois da adoção, na Europa, da aritmética indo-arábica, não se justificaria alguém se limitando a fazer contas com os ábacos, e assim, desde que há relógios não se justifica exigir que se diga as horas olhando para o céu, nem se justifica que, existindo automóveis, ônibus e caminhões, se utilize o cavalo como transporte. A sociedade se organiza em função da tecnologia disponível. E como se justifica continuar operando com a tecnologia da aritmética de papel, lápis e tabuada? 
 Referência: http://www.ima.mat.br/ubi/pdf/uda_006.pdf 


Jogos na Alfabetização

Atividade desenvolvida com os alunos do 1º ano (tarde) da professora Lorena. o objetivo foi trabalhar jogos pedagógicos no processo de alfabetização. 

A ludicidade e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos distintos. O jogo e a brincadeira são por si só, uma situação de aprendizagem. As regras e imaginação favorecem á criança comportamento além dos habituais. Nos jogos ou brincadeiras a criança age como se fosse maior que a
realidade, e isto, inegavelmente, contribuem de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento.




Jogos Olímpicos 2012

2012 OLIMPÍADAS - LONDRES

Este ano teremos uma grande festa do esporte que reunirá atletas do mundo todo em Londres, Inglaterra: são as Olimpíadas 2012!!! Já imaginaram os preparativos e a responsabilidade desses atletas para representar seus respectivos países?
Deve ser realmente muito emocionante para quem se prepara por muitos anos e conquista uma vaga neste evento!
Não foram poucos os atletas que já vivenciaram essa emoção, pois a origem dos jogos olímpicos está na Grécia Antiga. Vale a pena conhecer essa história...
Visando ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do tema e sobre as diversas modalidades de esportes, a professora Cássia (Educação Física), promoveu um belo trabalho que foi desde pesquisas até a experimentação de várias atividades físicas com os alunos do 2º ao 5º anos. 

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/2012-olimpiadas-londres.html












Trabalho realizado pela professora Mércia com sua turma de 2º ano (tarde)