BULLYING

Pesquisas revelam dados assustadores sobre bullying

Três em cada dez alunos confessam serem vítimas da violência dentro da escola

Segundo uma pesquisa feita em escolas públicas e particulares, a maioria dos casos de agressão acontece nos corredores e nos pátios das escolas. Três em cada dez alunos confessam serem vítimas da violência dentro da escola.

Para esclarecer estudantes e estimular denúncias, as escolas agora fazem campanhas de esclarecimento e conversam sobre o assunto dentro da sala de aula.

Segundo o psicólogo Lídio Almeida, a melhor forma de lutar contra o bullying é fazendo uma denúncia.

- É preciso conversar com alguém de confiança, sejam pais ou professores, ou mesmo buscar ajuda especializada.

Pouca gente tem coragem de procurar a Promotoria da Infância e Juventude de Salvador. Por isso, o trabalho deles é também procurar casos em potencial.

Para as escolas, é um desafio encontrar a maneira correta de ensinar os alunos a lidarem com o problema.

Fonte: r7.com

CONSELHO ESCOLAR

O que é Conselho Escolar?

Conselho Escolar marca a introdução de uma gestão, onde todas as pessoas ligadas à unidade escolar (professores, funcionários, alunos, pais) podem se fazer representar e decidir sobre aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos. É um espaço institucional para o diálogo e troca de experiência entre o diretor e os representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar; um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador das questões técnico-pedagógicas e administrativo-financeiras. Um Conselho Escolar é um grupo responsável pelo estabelecimento de objetivos e de direções que a escolatomará no futuro. Ele desempenha papel importante em assegurar que toda a comunidade seja envolvida nas decisões importantes tomadas pela escola.


PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA


No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

Fonte: http://www.historiadobrasil.net/proclamacaodarepublica/

Escola & Comunidade

Aproximar os pais do trabalho pedagógico é uma das missões de nossa escola. Assim, procuramos estabelecer este vínculos com a comunidade escolar contando com o apoio de todos: direção, equipe pedagógica e família.
Na entrega de notas dos 2º e 3º anos, contamos com a participação do Conselho Tutelar de nossa cidade representado por Fátima.

JEMU - Modalidade DAMA


Veja quem foram os alunos que participaram e trouxeram medalhas para nós!!! Parabéns a todos e também para a professora Cássia pelo incentivo e dedicação.

Tabuada Divertida - 3ª Edição


A fase final do Torneio Tabuada Divertida aconteceu dia 4 de novembro no SESC com a participação de 36 escolas municipais, totalizando aproximadamente 100 alunos do ensino fundamental do 5º ao 9º ano.

A fase final foi realizada em três etapas:
- desafio entre os classificados de todas as escolas inscritas, classificando os 30 alunos com maior pontuação;
- desafio entre o 30 melhores colocados na etapa anterior, classificando os 10 alunos com maior pontuação;
- desafio entre os 10 melhores colocados, classificando 1º, 2º e 3 º lugares.

Parabenizamos nossos alunos do 5º ano pela brilhante participação no torneio interno realizado no 2º semestre. Os nossos representantes no torneio municipal:Thiffany, Luciano e Daniela!

Tabuada Divertida - 4º Ano


Em nossa escola foi realizado o Torneio de Tabuada Divertida com os alunos do 4º ano. Veja quem foram os finalistas:
  • 1º Lugar - Igor (sala 3)
  • 2º Lugar - Adriel (sala 1)
  • 3º Lugar - João Victor (sala 1)
Parabéns a todos os alunos e professoras Elaine, Rosali e Cida pela participação!